Começam, nesta segunda-feira (14 de abril), as inscrições para a castração gratuita de cães e gatos na regional Norte, em Betim. A iniciativa é promovida pelas ONGs Abrace, Ajuda e Parceria, com o apoio do Governo de Minas e do vereador Claudinho (PSB).
Estão aptos ao procedimento cães e gatos que tenham entre 2kg e 40kg, e mais de 6 meses e menos de 8 anos de idade. Cães braquicefálicos (que têm crânio achatado e focinho curto) não poderão participar porque, neste caso, a recomendação veterinária é que o anestésico usado seja o inalatório, e na ação será usada a anestesia injetável. As fêmeas que estiverem no cio poderão ser submetidas ao procedimento normalmente.
A ação é aberta para toda a comunidade e protetores animais, independente da renda.
Os interessados devem entrar em contato por ligação ou por mensagem via WhatsApp no número (31) 99084-4427 até quinta-feira (17). Por meio do número, o tutor também terá mais informações sobre os pré-requisitos para participação do animal.
Após, o proprietário do cão ou gato receberá um formulário on-line que deverá ser preenchido. Os selecionados serão contatados pelos organizadores da ação informando o agendamento exato da data e horário, além de todas as informações necessárias para preparo do animal para a cirurgia.
A castração será realizado entre os dias 26, 27 e 28 de abril, na Paróquia Santa Luzia, na Rua Minas Gerais, 222, no bairro Senhora das Graças (ao lado da Escola Municipal Antônio Tereza dos Santos). Ao fim do procedimento, o tutor receberá, gratuitamente, toda a medicação para que o animal use após a cirurgia, bem como a roupa cirúrgica e o colar elizabetano.
Saiba mais
Periodicamente as ONGs citadas realizam em Betim ações de castração gratuitas. Na última, ocorrida em janeiro deste ano no Poliesportivo Divino Ferreira Braga, 498 animais foram operados.
A castração de cães e gatos evita diversos problemas de saúde nos cães e gatos, como câncer de mama e infecção urinária nas fêmeas, e tumores na próstata ou no testículo nos machos. Além disso, controla a população animal de rua, evitando crias indesejadas.