Casa da Cultura Josephina Bento recebe projeto “Memórias de Betim” a partir deste sábado (29)

A Casa da Cultura Josephina Bento – um dos principais palcos voltados para exposições artísticas de Betim -, recebe, entre os dias 29 de março e 7 de abril, o Projeto “Memórias de Betim”, desenvolvido pela Encruza Produções, com o propósito de valorizar a história da cidade por meio de registros audiovisuais, destacando a memória e as tradições da populares, especialmente as ligadas à cultura negra, cujas vozes foram historicamente marginalizadas. Com entrada gratuita, a mostra inclui a apresentação de uma série documental, exposição fotográfica e o lançamento de um livro – e estará disponível de segunda a sexta-feira, das 10h e 18h. O projeto conta com financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

No sábado (29), abrindo a mostra, haverá o lançamento do livro “Memórias de Betim: Resgatando Legados Afro-brasileiros”, uma iniciativa organizada pela professora Yone Maria Gonzaga, da Universidade Federal de Minas Gerais, sobre as histórias dos entrevistados e suas conexões com a cidade. Alguns exemplares serão distribuídos gratuitamente durante o evento, outros serão doados para bibliotecas públicas, além de uma versão digital  para e-book será disponibilizada para o público.

Integrando o projeto, a exposição também apresenta 13 fotografias que retratam as práticas culturais das personagens do livro. As imagens foram construídas com base nos relatos da pesquisa e das vivências dos participantes. Durante o evento de lançamento, haverá uma visitação guiada, proporcionando ao público uma experiência mais profunda sobre as histórias registradas. Segundo os organizadores, a principal inspiração veio das práticas culturais existentes em Betim, muitas vezes invisibilizadas, e da necessidade de registrar e preservar essas manifestações. 

A mostra conta também com a exibição da série documental composta por sete episódios, cada um trazendo as narrativas de dois personagens, completando a experiência audiovisual da exposição.  

REDE SOCIAIS