A Prefeitura de Betim está ampliando a oferta de exames especializados na rede SUS do município. A medida, que vem ocorrendo desde fevereiro, vai beneficiar mais de 4 mil usuários que aguardam por procedimentos específicos e, com isso, permitirá a redução significativa da fila de espera, garantindo mais agilidade no diagnóstico, no tratamento do paciente e, quando necessário, no agendamento de cirurgias.
Os novos procedimentos incluem fibronasolaringoscopia (exame que avalia a cavidade nasal até a laringe), teste vestibular (exame auditivo), videolaringoscopia (exame de imagem que avalia a laringe, as cordas vocais, a orofaringe e a hipofaringe), uretrocistografia (exame da bexiga e uretra) e cistoscopia (exame que permite avaliar o interior da bexiga e da uretra).
Além desses, os procedimentos incluem exames de imagem, como tomografias computadorizadas, ressonâncias magnéticas, angiotomografias e angiorressonâncias, por meio da contratação de prestadores da rede privada.
A marcação funciona da seguinte forma: os usuários são atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e, havendo a necessidade da realização dos exames, as equipes das unidades encaminham o pedido à Diretoria de Regulação. Após o agendamento, as equipes das UBSs entram em contato com os pacientes, informando datas, horários e todas as orientações necessárias para a realização dos procedimentos.
Importância do comparecimento
Apesar da ampliação da oferta de exames especializados, a Secretaria Municipal de Saúde tem enfrentado um grande desafio: o alto número de não comparecimento de pacientes em exames e consultas previamente agendados. Só no primeiro trimestre de 2025, 35% dos exames e 26,4% das consultas não foram realizados porque os pacientes faltaram aos agendamentos.
Esse cenário prejudica diretamente o funcionamento da rede pública de saúde, gera desperdício de recursos e contribui para o aumento das filas de espera, dificultando o acesso de outras pessoas que também precisam dos serviços.
“Os novos exames representam importante ganho para os usuários do SUS Betim, pois, até fevereiro, não havia pactuação para a realização desses procedimentos na rede pública municipal de saúde. Mas, para que todos aqueles que precisam sejam, de fato, contemplados, é necessário que a população se conscientize sobre a importância do comparecimento aos agendamentos. Caso o usuário não possa comparecer, é fundamental que entre em contato com a UBS de referência com pelo menos 48 horas de antecedência para informar. Assim, o horário pode ser disponibilizado a outro paciente, otimizando o atendimento e reduzindo o tempo de espera para todos. Além disso, ao avisar com antecedência, esse paciente volta para o primeiro lugar na fila. No entanto, se ele não avisa e falta, ele sai da fila. Com o apoio da população, será possível melhorar o acesso aos cuidados especializados e fortalecer ainda mais o SUS Betim”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Jaqueline Santana.
Foto: Divulgação PMB